Bicicross

Prefeitura de Americana sedia Pan-Americano de BMX pela primeira vez

O Complexo Ayrton Senna, da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, da Prefeitura de Americana, começou a receber, nesta quarta-feira (22), os primeiros competidores para reconhecimento da pista de bicicross, que sediará o Campeonato Pan-Americano de BMX Racing e a Copa Latino Americano. Realizado no Brasil pela última vez em 2009, o Campeonato Pan-Americano é sediado pela primeira vez em Americana e tem início nesta quinta-feira (23), às 8 horas, com os treinos oficiais e termina no domingo (26), com a Copa Latino Americana, com previsão de início para as 8h e encerramento 18 horas.

Ao todo, são esperados 1.200 pilotos, sendo 300 deles representantes de 10 país. Entre eles, está a bicampeã olímpica da modalidade, a colombiana Mariana Pajon, promessa de medalhas durante o Pan-Americano.

“Encontramos a pista de bicicross perfeita, digna de campeonatos internacionais, além de termos sido muito bem recepcionados por todos os americanenses”, disse o representante da Penks, empresa oficial do campeonato, Reginaldo Marques.

A representante da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo), Renata Albino, também agradeceu a recepção e a organização para realização do evento. “O Pan-Americano é grandioso e gera uma grande movimentação na cidade. Agradecemos a todos pelo empenho para que o campeonato fosse possível de ser realizado”, concluiu.

A escolinha municipal de BMX será representada por 31 atletas, entre eles os pilotos Thiago Bueno (categoria 9 anos); o professor da escolinha, André Fassina (categoria 28/29 anos); Igor do Amaral (categoria 14 anos); Samuel Oliveira (Elite Man), que venceu a última etapa do Campeonato Paulista; e Júlia Alves (Elite Woman), atleta olímpica da modalidade.

“Preparamos tudo para receber os pilotos da melhor forma possível em conjunto com as secretarias de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, além do DAE. Agradeço a todos os envolvidos e ao prefeito, Omar Najar, que nos deu todo o suporte necessário”, disse o secretário municipal de Esportes, Eudaldo dos Santos Cardoso, o Paraná.
O programa de competições será iniciado oficialmente na quinta-feira (23), às 8h, com a confirmação de participação dos pilotos, retirada de placa e credenciamento. No período da tarde, serão realizados os primeiros treinos oficiais.

A cerimônia oficial de abertura acontece às 19h30, no Teatro de Arena “Elis Regina” (Rua Piauí, nº 1.080 – Jardim Colina).

Os treinos oficiais continuam na sexta-feira (24), das 8h às 17h30 e o congresso técnico está marcado para às 19h no Novo Hotel Nacional (Rua Washington Luís, nº 399, Centro).

No sábado (25), o Pan-Americano tem início às 8 horas e término às 18 horas. O Campeonato serve de referência para testar o atual nível dos principais nomes da modalidade, além de somar pontos para o ranking classificatório para as olimpíadas de Tóquio 2020.

Já no domingo (26), acontece a Copa Latino Americana, também com horário previsto de início para às 8h e término às 18 horas.

O Campeonato Pan-Americano de BMX Racing 2019 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com patrocínio da Penks Vestuários, e supervisão da União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) e Comissão Pan-Americana de Bicicross (COPABI).

Secretaria de Esportes se reúne com Gama e PM para ações de segurança 

Nesta quarta-feira (22), Paraná se reuniu com o subinspetor da Gama (Guarda Municipal de Americana), Marcelo Augusto, e o tenente-coronel Luiz Horácio Raposo Borges de Moraes do 19º BPM/I Batalhão da Polícia Militar do Interior, para discutir ações de segurança durante o Pan-Americano de Bicicross e a Copa Terceirão, eventos que acontecerão no fim de semana, sábado (25) e domingo (26), no Centro Cívico. A reunião foi realizada no batalhão da PM.

Além do Campeonato Pan-Americano, no campo de futebol do Centro Cívico, são esperadas 30 mil pessoas, entre sábado (25) e domingo (26), que assistirão aos jogos da Copa Terceirão, que tem o apoio da Secretaria de Esportes. A Copa tem previsão de começar às 13h no sábado, enquanto no domingo, os jogos iniciam às 10 horas. A entrada para o evento é 1kg de alimento não perecível que será doado, posteriormente, ao Fundo Social de Solidariedade de Americana. O campeonato continua na semana seguinte, sábado (1) e, também, no domingo (2).

“Esta ação em conjunto é de extrema importância, pois desta forma conseguimos garantir que o evento transcorra sem grandes problemas, e aquelas ocorrências que possam surgir, teremos uma resolução de forma eficaz. O nosso objetivo é garantir a ordem e a paz durante todo evento”, comentou o comandante da Gama, Marcos Guilherme.

Os órgão de segurança alertam ao público e atletas da Copa Terceirão que não será permitido entrar com garrafas, latas e bebidas alcoólicas no complexo do Centro Cívico.

Texto: Unidade de Imprensa | Prefeitura de Americana
Fotos: Marilia Pierre

To Top