Ciclismo

Trabalho de técnico de ciclismo da Secretaria de Esportes de Americana é eleito o melhor em curso realizado pelo COB

O técnico e professor de ciclismo da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Estevam Ciampone Mancini, é um dos treinadores formados pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), a área de Educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em solenidade realizada no dia 17 de novembro, na sede do COB, no Rio de Janeiro. Ele participou do 3º Curso de Esportes de Alto Rendimento da Academia Brasileira de Treinadores (ABT), sendo o trabalho de sua autoria – feito em parceria com outros dois alunos-treinadores – eleito como o melhor entre todos os apresentados das quatro modalidades participantes: atletismo, canoagem, ciclismo e remo.

O curso teve duração de um ano, com carga horária de 366 horas distribuídas em quatro módulos presenciais, três à distância e um Estágio Internacional por modalidade/prova. O IOB elegeu um trabalho de cada modalidade como os melhores da turma, obedecendo aos critérios de maior aplicabilidade no esporte e maior relevância. Entre esses quatro, o do grupo de Mancini, da modalidade ciclismo, foi escolhido como o melhor de todos e apresentado durante a formatura. O tema abordado foi “Plano de Preparação Esportiva para o Campeonato Mundial de Ciclismo de Pista 2018 – prova de Velocidade Individual Categoria Júnior Masculino”, que o professor da secretaria elaborou em parceria com Fernando Ruiz Fermino e Natália Varela Gonzales.

 “Esse é um dos melhores cursos que tem, com os melhores professores que existem no Brasil, totalmente atualizado sobre o que tem de alto rendimento em outros países. Estou muito feliz pela oportunidade de participar e de ter o reconhecimento do trabalho que elaboramos”, afirmou Mancini. O secretário Municipal de Esportes, Osvaldo Klein Neto, o Foca, parabenizou o técnico e professor pela conquista. “O Estevam é um profissional extremamente capacitado, que temos muito orgulho de ter como parte da nossa equipe. Americana é realmente privilegiada por ter um técnico como ele no comando do ciclismo da secretaria”, enalteceu.

A ABT é uma iniciativa do IOB e tem como objetivo complementar, por meio de atividades educacionais de qualidade, a formação profissional de treinadores para o alto rendimento, contribuindo de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico brasileiro. A quarta edição da ABT, em 2018, vai abordar o basquete 3×3, levantamento de peso e vôlei de praia. A novidade será a participação de profissionais de Educação Física recém-formados, com o objetivo de dar oportunidade para novos treinadores. 

*Com informações extraídas de www.cob.org.br

Texto: Unidade de Imprensa | Prefeitura de Americana
Fotos créditos: Divulgação

Click to comment

Responder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

To Top